Por: Girlane Rodrigues – Foto: Girlane Rodrigues / Divulgação – PMCG
O mês de janeiro – dedicado às campanhas nacionais de saúde mental – chegou ao fim, mas o Hospital Geral de Guarus (HGG) mantém atividades para estimular o bem-estar dos funcionários o ano inteiro. Todo início de mês, o setor de psicologia do hospital reúne funcionários para uma roda de conversa e dinâmicas que promovem o autoconhecimento e a comunicação de emoções. As ações fazem parte do Projeto Humanizar, formado por profissionais voluntários de diversas áreas do HGG, para ampliar o atendimento assistencial a todos e fortalecer os vínculos.
“Neste mês de fevereiro nós já fizemos nosso segundo encontro do ano. Reunimos funcionários para uma roda de conversa onde pudemos falar de nós mesmos e trocar experiências entre os colegas visando o bem-estar. Tivemos, ainda, um momento de reflexão e meditação. O evento é receptivo a todos os funcionários e tomamos todo o cuidado para que a troca de informações seja mantida em sigilo para minimizar a exposição”, explicou a coordenadora de psicologia do HGG, Lia Regina Tinoco.
Para o mês de março, o encontro já tem data. Será no dia 5. “Saúde mental é um tema que merece destaque o ano todo pois, problemas como ansiedade e depressão não tem data para acontecer. E quanto mais as pessoas têm uma rede de apoio melhor elas enfrentam as dificuldades e descobrem que têm com quem contar”, disse a diretora clínica do HGG, Luisa Barreto.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, informou que a equipe do Projeto Humanizar identificou a necessidade de falar sobre este assunto o ano inteiro. “O hospital está atento a não só tratar o nosso paciente, estamos também cuidando de quem cuida”, disse Mussi.
Janeiro Branco – No mês de janeiro, foi criada uma exposição no corredor do hospital com informações sobre prevenção à saúde mental. Um mural foi montado para estimular o participante a escrever uma meta para executar durante todo o ano de 2026, em contribuição à sua saúde mental. O mês foi marcado ainda pela realização de um bingo interativo para pacientes e acompanhantes que já faz parte da agenda do Projeto Humanizar. O objetivo é estimular o lazer e a cognição do público.


Deixe um comentário