SFI terá Cooperativa de Pescadores Artesanais de São Francisco de Itabapoana

Por Ascom PMSFI

O município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, vai ganhar na localidade de Gargaú uma Cooperativa de Pescadores Artesanais de São Francisco de Itabapoana (Coopeasfi). A Secretaria Municipal de Obras realizou uma limpeza no espaço onde será construída a unidade. A limpeza do terreno é fruto de uma articulação entre o Projeto de Educação Ambiental Pescarte (PEA Pescarte) e a Secretaria de Obras, após a reunião com a prefeita Yara Cinthia, realizada no dia 28 de março, para tratar sobre a futura construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado de São Francisco. A iniciativa beneficiará a Coopeasfi, fortalecendo e impulsionando o desenvolvimento da região.

A prefeita Yara Cinthia reforçou seu compromisso com a pesca no município e destacou que o objetivo é que os pescadores atuem nos Projetos de Geração de Trabalho e Renda (PGTR), que preveem a implantação de cooperativas na área de atuação do projeto. Em São Francisco, a unidade será instalada na localidade de Gargaú, num terreno doado pela Prefeitura. Segundo a Petrobras, a previsão é que o espaço seja entregue em março de 2027.

-Nós vamos dar dignidade, dar valor àquelas pessoas que estão ali trabalhando na comunidade pesqueira. Nós temos tudo para crescer em São Francisco. Temos a agricultura, o turismo, a pesca – disse Yara.

Supervisora municipal do PEA Pescarte, Kíssila Rangel ressaltou que foi montada uma comissão da Coopeasfi para ir até a Secretaria de Obras entregar o ofício solicitando a limpeza do terreno. “Essa parceria com a prefeitura é muito importante para os pescadores, porque eles estão realmente vendo que estão sendo apoiados para a implementação da cooperativa em Gargaú”.

Deixe um comentário