Prefeito trata de parceria para capacitação de conselheiros tutelares

O prefeito Rafael Diniz, ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes; do subsecretário, Rogério Matoso; e da presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Suellen André, recebeu nesta terça-feira (3), em seu gabinete, uma equipe da área social do governo do estado. Na pauta, uma parceria para capacitação dos 25 conselheiros dos cinco Conselhos Tutelares de Campos e o estudo para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos.

 — É muito importante essa aproximação, esse diálogo em busca do trabalho de forma integrada. Antes não havia aqui essa interação com os entes federais e estaduais, mas em nosso governo, a orientação, desde o início, é a busca de parcerias, de ações conjuntas, que acabam beneficiando todas as partes envolvidas. E esta capacitação será uma forma de valorizar os nossos conselheiros tutelares — afirmou Rafael Diniz.

À frente da equipe do estado, estava a subsecretária de Desenvolvimento Social, Shirlei Martins, acompanhada da presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), América Tereza Nascimento, e da superintendente dos Centros Comunitários de Defesa da Cidadania (CCDCs), Márcia Santos, além de assessores. Foram discutidas as primeiras propostas para realizar a capacitação, que será detalhada em novos contatos.

— A capacitação contínua dos conselheiros é muito importante, devido à natureza delicada do trabalho que eles desenvolvem. E essa parceria que estamos iniciando com Campos pode ser estendida a outros municípios da região, que podem mandar seus conselheiros para aproveitar a oportunidade. Podemos iniciar os contatos nesse sentido — afirmou Shirlei Martins.

Em seguida, a equipe visitou as instalações do CCDC em Campos, um dos 13 do estado. Localizado em frente à sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), na Travessa Santo Elias, em Guarus, o prédio é hoje subutilizado e precisa de reforma urgente. No local, funciona apenas para isenção de documentos e como sede da FIA. Uma das propostas é reunir no prédio, em caso de reforma, alguns dos serviços sociais do município, hoje distribuídos em diferentes endereços. A emissão de Carteiras de Identidade do Detran em Guarus, feita hoje em instalações da SMDHS, também iria para o local.

— Essas primeiras articulações com a prefeitura foram importantes. Temos que reformar a sede do polo do CCDC e reinstalar ali também alguns serviços do Detran. Com bolsas, também em parceria, poderemos desenvolver cursos básicos de Português e Matemática para jovens de 15 a 18 anos e encaminhá-los ao mercado de trabalho — afirmou América Tereza. “Foi importante essa primeira aproximação, vamos trabalhar para tudo dar certo na parceria para a capacitação e também a recuperação de alguns serviços antes oferecidos no CCDC”, afirmou Sana Gimenes.

A presidente da FMIJ destaca que a proposta é de implantação de um sistema a nível nacional. “E isso pra gente é extremamente importante, à medida que a gente vai conseguir dialogar, pensar o trabalho do Conselho Tutelar a nível nacional. Era uma falta que a gente sentia e esse sistema será muito bem-vindo“, disse Suellen André.

Deixe um comentário